ADEGA ORIGINAL

A VINHA RENOVA-SE NUM CICLO COMPLETO DE UM ANO, DE QUATRO Estações e de uma volta completa ao Sol.

A PositiveWine deparou-se com a limitação de espaço nas instalações da «Adega Quatro Cravos». Esta limitação impedia a instalação de mais depósitos e de linhas de engarrafamento modernas que conduziu à construção da nova “Adega Original”.

A «Adega Original» remete para a ideia de algo novo, puro e autêntico e representa o reinício de um novo ciclo empresarial moderno e genuinamente bairradino.

 A identidade da adega centra-se no conceito da palavra origem, que significa o início, a raiz das coisas que existem, o ponto de partida. Na imagem do logótipo da «Adega Original», estão representados dois círculos onde a origem é, ao mesmo tempo, o princípio e o fim. Os círculos apresentam-se com o formato da primeira letra da palavra “Original” onde o primeiro representa a renovação das vinhas num ciclo de quatro estações, numa volta completa ao sol que entrelaça com outro círculo, representativo de vários elementos no universo do vinho como a cuba, a garrafa, o copo ou o círculo de provas.

A família Cravo assumiu o investimento na construção de uma nova Adega, a «Adega Original» e na aquisição de terrenos, para a plantação de vinhas novas em solos de natureza argilo-calcária.

O investimento traduziu-se no aumento da capacidade da adega para um milhão de litros acondicionados em cubas inox e em barricas de carvalho francês.

AS NOSSAS VINHAS

A «Vinha de São Lourenço», localiza-se em São Lourenço do Bairro, estende-se por um terreno plantado com as castas brancas Arinto e Bical que ao florescerem em solo argilo-calcário proporcionam a elegância e a mineralidade única e complexa dos vinhos brancos da Bairrada.
VINHA DE SÃO LOURENÇO
As «Vinhas da Ucha» localizadas em Amoreira da Gândara, à entrada da localidade de Ancas, constituem um mosaico de parcelas, intercalado de vinhas velhas e novas, que produzem as castas Bical, Arinto, Cercial e Maria-Gomes.
original vinha 1

A «Vinha da Moita» está plantada numa colina suave orientada para sul na localidade do Troviscal no extremo sul do Concelho de Oliveira do Bairro, a vegetar em solos  sedimentares, salpicados de argilas finas, com privilegiada exposição solar que favorece o amadurecimento perfeito das uvas da casta Baga.

original vinha 2

A “Vinha da Pocariça” com as videiras encepadas em solo argilo-calcário e com uma privilegiada exposição solar, partilham de forma harmoniosa as castas Baga e Touriga Nacional nos tintos e as castas Bical e Arinto nos brancos, respeitando a denominação de origem controlada da região da Bairrada (DOP).

original vinha 4

A casta Baga é a variedade tinta tradicional mais representativa e origina frutos vermelhos frutados e vinhos carregados de cor e muito ricos em taninos, que maduros conferem elevada capacidade de produzir espumantes “Blanc de Noirs” singulares.

As vinhas são partilhadas de uma forma harmoniosa pelas castas Baga, Touriga Nacional,Tinta Roriz, Merlot, Bical e Arinto que respeitam a denominação de origem controlada da região da Bairrada (DOP).

OS VINHOS DA ADEGA ORIGINAL

A seguir ao solo, o Sol é o principal responsável pelo amadurecimento das uvas. A marca “Original” une estes elementos para criar vinhos originais que exprimem a complexidade, concentração e a elegância dos vinhos da região da Bairrada.

Com as uvas cultivadas nos melhores solos e colhidas nas condições de maturação ideais são produzidos os vinhos com a insígnia “Original”.

 

O vinho tinto “Original Reserva” é produzido a partir de castas Baga e Touriga Nacional. Apresenta-se com uma cor rubi intensa, carácter robusto e sabor a frutos silvestres maduros. Na boca revelam-se os taninos com um final profundo e afinado.

O vinho branco “Original Reserva” é produzido com a casta Arinto. Apresentando-se com uma cor citrina, mineral e com notas de alperce e apontamentos de frutos tostados provenientes do estágio em madeira. Na boca revela acidez viva e equilibrada.

Com as uvas da casta Baga criamos os vinhos espumantes naturais  “Original Baga@Bairrada”.

A produção de vinhos efervescentes através do processo de espumantização, embalados em latas “slim” de 200ml foi acarinhado pela PositiveWine desde a fase inicial, escolhendo a empresa as uvas adequadas criadas nas vinhas das suas adegas para produzir um vinho fresco e frutado.

É um espumante “superior” de estilo mais tostado e com menus fruta.

Nas palavras do enólogo, definido o perfil do vinho, escolhemos as melhores uvas e damos atenção à primeira fermentação e ao estágio prolongado em cuba isobárica para obter uma dose extra de complexidade. Esta melhoria gustativa obtém-se pela ação autolítica de enzimas que vão decompondo as leveduras em aminoácidos para enriquecer o aroma e o sabor do vinho.

É aqui que se encontra o grande segredo do sabor complexo e macio do nosso vinho espumante natural “Flutt”. Os aromas frutados desaparecem e surgem os aromas nobres de oxidação semelhantes a frutos secos torrados e a caramelo.

As uvas das castas Maria-Gomes e Bical são a base do espumante Flutt.

Como todos os bons vinhos espumantes tem bolha fina e elegante e um final de boca longo e persistente.

Na boca é arredondado e cremoso, com sabor a caramelo e frutos secos torrados, apresentando-se com um final de boca longo e completo.

UM PROJETO ESPECIAL

A produção de vinhos efervescentes através do processo de espumantização, embalados em latas “slim” de 200ml foi acarinhado pela PositiveWine desde a fase inicial, escolhendo a empresa as uvas adequadas criadas nas vinhas das suas adegas para produzir um vinho fresco e frutado.

É um vinho efervescente e fresco, muito leve e de acidez equilibrada para ser desfrutado em qualquer lugar ou ocasião.

FLUTT LATA é um vinho efervescente em lata.

FLUTT LATA é para desfrutar, sem manias de grandeza.

FLUTT LATA é para se degustar com prazer.

FLUTT LATA é uma companhia genuína e alegre.

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba no seu e-mail todas as novidades.