PÉ DE GANSO

PÉ DE GANSO
PÉ DE GANSO BRANCO RESERVA 2018 DESTACADO NA “LEI DO VINHO”
17 Jun 2020

A edição online da Lei do Vinho Magazine destacou o Pé de Ganso Branco Reserva 2018 na sua edição de 16 de Junho de 2020 !

Tipo: Branco
Produtor: Positivewine
Região: Bairrada DOC
Castas: Bical e Arinto
Enologia: Nuno Bastos
Teor alcoólico: 13,5%
Acidez total: 5,9 g/l

Na prova de vinhos brancos da Bairrada é incontornável regressar muitas vezes à proximidade com o Atlântico, este um factor fundamental na definição das características de muitos vinhos desta região afamada.

Frescura e salinidade são duas componentes que, quando bem interpretadas pela viticultura e enologia, podem criar a excepção e, tantas vezes, brilhantismo. Conhecendo as referências de outras andanças – pertenciam às Vinhas Vale Dom Pedro, com 9 hectares plantados na Poutena – estava agora muito curioso para ver a abordagem que lhe seria dada pela ousada Positivewine, empresa que já muito surpreendeu na vertente dos espumantes.

A surpresa não podia ser maior, sobretudo por estamos perante um vinho que nos desconcerta um pouco na prova pelo que nos mostra. De cor amarelo dourado, a adivinhar uma maceração pelicular média, é no nariz que nos começa a desafiar pela frescura, componente citrina, um curioso fruto seco, salinidade óbvia a não esconder que, da vinha ao Atlântico, são apenas dois passos.

Na boca é profundo, seco, com uma acidez vibrante mas sem excessos, crocante, com o álcool a equilibrar-se muito bem com a frescura, o que o torna um vinho apelativo e nada aborrecido. Pelo contrário, é do início ao fim um vinho que nos desafia os sentidos e nos exige argúcia e atenção para nele encontramos sempre algo mais. O estágio em barrica durante 6 meses dá-lhe uma maquilhagem ténue, quase imperceptível e confere-lhe uma subtil untuosidade.

É um vinho que, por tanto nos desafiar, nos obriga a voltar mais vezes a ele, tornando-o, também por isso, aliciante. Belo trabalho.

in Lei do Vinho, Edição online, 16/06/2020

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *