SOBRE NÓS

POSITIVEWINE

A Positivewine produz vinhos de elevada qualidade com Denominação de Origem Protegida (DOP) Bairrada e de Identificação Geográfica (IG) Beira Atlântico.

A PositiveWine faz a gestão vitivinícola de duas adegas da região da Bairrada: A “Adega Original” e a “Adega Quatro Cravos”.

As vinhas estão plantadas em diferentes tipos de solos, compreendendo os argilosos, as margas de argila e calcário e os arenosos de grão variado com maior ou menor presença de barro.

As características dos solos nas regiões onde estão localizadas as Adegas originam vinhos diferenciados, com equilíbrio e sofisticação aromática no interior e com leveza e vigor nas zonas do litoral.

As marcas são apresentadas no mercado com a chancela “By Positivewine” como compromisso de garantia de qualidade e para assumir a responsabilidade institucional da empresa com os seus produtos.

HISTÓRIA

É na adega do sogro, Sebastião da Mota Domingues Gala que Martinho da Silva Cravo se inicia no fascinante mundo do vinho e na arte vinhateira.

Decorria o ano de 1907 quando Martinho Cravo arrancou, por conta própria, a produção estreme de vinho tinto da casta Baga e de vinho branco Maria-Gomes para vender a granel em tabernas e restaurantes de petiscos do norte do país, com maior incidência nas zonas de Ovar e do Porto.

O sucesso do negócio animou a vontade de construir uma nova adega. Em 1911 é fundada a Adega Quatro Cravos, capacitada com quatro lagares e equipada com os equipamentos mais modernos na época. Ao longo do tempo foi sofrendo alterações e melhoramentos constantes até chegar às atuais instalações da «Quatro Cravos». Durante mais de cem anos, passando de geração em geração, a família manteve a tradição na produção de vinhos a granel, até a adega chegar ao bisneto Alberto Cravo.

Com espírito empreendedor, formou a Sociedade Agrícola Quatro Cravos, Lda., para modernizar e desenvolver o negócio, decidindo-se por uma participação na empresa Positivewine, Lda. em sociedade com o enólogo Nuno Bastos.

Esta organização foi inovadora na região e permitiu à família rentabilizar o património vitivinícola e, à sociedade desenvolver o negócio dos vinhos tranquilos e espumantes de qualidade produzidos na região Bairrada.

A Positivewine, Lda. foi transformada no veículo de implementação do novo projeto, nas áreas da produção, vinificação, engarrafamento e comercialização dos vinhos, criados a partir das uvas colhidas nas vinhas pertencentes às adegas sobre a sua tutela.

ATUALIDADE

Com uvas de qualidade, dedicação, esforço e muita paixão, procuramos a excelência permanente em cada uma das garrafas de vinho que produzimos.

Os sócios atuais são, o empresário Alberto Cravo e enólogo Nuno Bastos.

A primeira preocupação da empresa foi manter o legado ancestral da família Cravo no trabalho das vinhas e intervir de forma minimalista na fase de produção. Foi definido manter apenas a produção dos encepamentos de castas tradicionais da Bairrada.

A construção da «Adega Original» e a aquisição de terrenos em zonas argilo-calcárias para a plantação de vinhas novas, vieram reforçar a capacidade da centenária «Adega Quatro Cravos» e permitiram ganhar dimensão e consistência na produção de vinhos tranquilos e espumantes de elevada qualidade que são comercializados com as designações “Original”, “Pé de Ganso”, “Flutt” e “Positivo”, apresentadas no mercado sob a chancela “by Positivewine”.

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba no seu e-mail todas as novidades.